Redes sociais

As Redes Sociais são para conectar pessoas ou organizações que possuem os mesmos valores/interesses. O que as tornam ótimas para aproximar o relacionamento entre empresa/cliente.

As Redes Sociais são para conectar pessoas, grupos ou organizações que possuem os mesmos valores/interesses. O que as tornam ótimas para aproximar o relacionamento entre empresa/cliente.

É através delas que os potenciais clientes se encantam e os que já são clientes se tornam defensores da marca. Porém, para que isso aconteça, é preciso existir um planejamento detalhado e utilizar de todas as ferramentas da forma correta. São elas:

ferramentas para as redes sociais

Lembre-se que, apesar das Redes serem interessantes para vender, promover a empresa ou converter os Leads, todas as ações passam por um denominador em comum: o relacionamento!

Atualmente, a comunicação que engaja é aquela que dá espaço e voz ao cliente.

A melhor forma de aplicar todas essas dicas dentro de um planejamento é traçando a Brand Persona. Ou seja, definir uma personalidade para a sua empresa. 

brand persona

Uma vez que você definiu esses pontos para a empresa, é hora de planejar os conteúdos de acordo com o seu perfil de Brand Persona. 

Por exemplo, se sua empresa optou por ser inspiradora, a linha de conteúdo precisa estar de acordo com isso. Escolha fotos e frases motivacionais, adote uma linguagem pessoal e sempre pense “eu estou inspirando meus seguidores?” 

Entretanto, existem várias redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e etc. Em todas que você estiver, as pessoas precisam enxergar qual a voz da empresa, ou seja, nada de ser inspiradora no Instagram e direta no Twitter. Porém, o objetivo pode mudar de acordo com o que a empresa precisa no momento e a linguagem muda de acordo com a Rede Social. 

Perceba, assim como mudamos de humor, mas não de personalidade, a empresa passa por pequenas variações, mas nada drástico. 

Em relação aos conteúdos, não fale apenas da sua empresa, ninguém gosta de se sentir coagido e empurrado para uma compra. 

Use a regra 80/20:  80% do seu conteúdo deve ser voltado a assuntos interessantes para o público e 20% dele irá falar da empresa. Fazendo com que os seguidores acompanhem, interajam e confiem mais em você. Afinal, não parecerá que a empresa está “forçando a barra”.

Por fim, defina uma frequência de postagem. A constância ajuda a construir relacionamentos. Não é bom postar algo e ficar meses sem aparecer. Uma ideia é construir um cronograma de postagem, definindo dias, temas e horários. 

cronograma de postagem

A gestão das Redes Sociais é muito importante para unir a sua empresa ao cliente na hora e na forma certa. Que tal solicitar o diagnóstico gratuito para a sua empresa?