Inbound marketing: o conceito ideal para sua empresa se destacar no mercado

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Inbound Marketing, também chamado de Marketing de atração, é um conjunto de estratégias sutis que fazem o consumidor vir até você sem que você seja taxado de inconveniente ou invasivo. Para deixar mais claro, são ações detalhadamente pensadas para que o consumidor te encontre, se interesse e, a partir desse interesse, vocês comecem uma conversa empresa-cliente. 

Por que o Inbound é um conceito que tem ganhado forças? 

A medida que o tempo passa, o offline e o online ficam cada vez mais misturados e a internet já está em praticamente todos os lugares. Por essa razão, o Inbound Marketing é ideal para qualquer empresa que deseja se destacar no novo cenário do mercado. 

Imagine que você está vendo um programa de tv e o apresentador para o programa e começa divulgar algum produto. Certamente você já passou por isso e não gostou, né? Antigamente isso era habitual e, por mais que incomodasse, não existiam muitas opções que chamassem a atenção.

Mas hoje as opções são inúmeras. As pessoas tem contato com milhares de notícias, canais e formas de se entreterem. Elas escolhem aonde ver algo, o que ver e etc, ou seja, essas propagandas forçadas pararam de funcionar e se a sua empresa não agrega valor a elas, será descartada. Daí surgiu o Inbound Marketing, quebrando o conceito de forçar o cliente, mas sim atraí-lo. Afinal, se as opções de canais e a quantidade de pessoas são inúmeras, a forma de encontrá-las é atraindo. 

inbound marketing atrai os clientes

O Inbound Marketing é pautado no: 

  • Uso da comunicação bilateral entre empresa e cliente: sendo possível engajar seu consumidor através de conteúdos relevantes e acessibilidade. 
  • O cliente vai até a empresa: a partir desses conteúdos e da sua empresa se apresentar como solucionadora dos problemas, ele irá até a sua empresa. 
  • Oferta conteúdos relevantes: a mensagem da empresa é passada de forma contínua e no momento certo para os clientes certos. 
  • Acompanhamento de resultados: tudo que é feito no plano de inbound marketing pode ser mensurado. Assim você deixa de olhar o marketing como um setor de custos e passa  vê-lo como investimento. 

Como traçar o plano de Inbound Marketing

Bom, por que o estamos chamando de plano? Porque é justamente isso! Nada será feito em vão ou sem um motivo, todas as ações de marketing serão entrelaçadas e relacionadas com a realidade da sua empresa.

Sabia que, segundo a Hubspot, no Inbound Marketing o custo por lead é 62% menor do que no tradicional?

Então vale a pena saber como traçar estratégias né? Confira algumas estratégias interessantes e eficazes:

acoes encaixadas que viram o plano inbound
  • Blog: É a plataforma que permite a atualização de conteúdo de forma rápida. Lá você insere artigos e conteúdos que agregam valor. Geralmente, esses conteúdos combinados com as técnicas de SEO são os que atraem seus potenciais clientes em uma busca no Google. 
  • Estratégias de SEO: as técnicas de SEO auxiliam seu site a aparecer nas buscas orgânicas do Google, o que contribui para a geração de leads. 
  • E-books: São obras mais extensas dentro do marketing digital, é como se fosse um livro digital. Porém, totalmente interativo contendo imagens, gráficos e outras funções
  • Newsletter: Também chamada de boletim informativo, a newsletter tem a função de distribuir regularmente as informações interessantes e didáticas convidando as pessoas a interagir com mais canais da sua empresa. Pode ser enviada por e-mail, sms e outras formas. Excelente para nutrir seus leads e potenciais clientes 
  • Redes Sociais: São nas redes sociais que você constrói uma imagem poderosa da sua empresa. É lá que você aplica a identidade dela e, com isso, atrai pessoas que se identificam com você. 
  • Gestão de Leads: A gestão de Leads é ideal para que você  visualize os contatos que estão chegando e o nível de atração de cada um em relação a sua empresa. Essa gestão é muito importante, pois você saberá o que funciona e o que não funciona e poderá pensar em novas estratégias 
  • Automação: Uma ferramenta muito interessante é a automação, ela abarca várias formas de aplicar o inbound, como o e-mail marketing por exemplo, e também te auxilia muito na gestão de leads 
  • Planejamento: É importante lembrarmos que todas essas estratégias precisam estar dentro de um planejamento coerente e de acordo com a realidade da sua empresa. O Inbound é um conceito amplo que envolve um conjunto de pequenas ações para formar uma filosofia. Então, não deixe de pensar estrategicamente para construir o plano Inbound da sua empresa.

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