Conheça o Lead Tracking e Lead Scoring, ferramentas presentes na automação

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Você quer alcançar e entender o seu lead? Então conheça o Lead Tracking e Lead Scoring, ferramentas presentes na automação 

A automação é o conjunto de ferramentas que otimizam e simplificam processos. Sendo a chave para alcançar os Leads com menos dinheiro e tempo. ]

O grande desafio é entender em qual estágio do funil eles estão. Ou seja, quais estão qualificados para adquirir seu produto/serviço? E os que ainda não estão, qual tem sido sua jornada e assuntos de interesse?

Enfim, entender o lead te auxilia a saber o que está dando certo e o que não está. Duas ferramentas presentes na automação podem te auxiliar -e muito- na resposta para essas perguntas. São elas:

Lead Tracking:

Tracking significa mapeamento. E como o nome já diz, é a ferramenta que permite o monitoramento de leads do início ao fim da jornada de compra. Isso é feito através da verificação de quem são os leads que estão visitando seu site, quais páginas eles acessam, o que eles mais clicam e qual o histórico deles com a empresa.

           Uau, tem como saber tudo isso? Sim! O que é importantíssimo.

 Vamos exemplificar: Suponhamos que sua empresa tenha uma lista de leads que se cadastraram através do site, então você usa o Lead Tracking para analisar quais deles ficaram mais tempo navegando no seu site, onde eles clicaram e o que eles mais viram.

A partir disso você poderá separar esses leads de acordo com os assuntos que eles se identificaram, ver quais leads ficaram mais interessados e assim pensar em uma abordagem personalizada para cada um, aumentando suas chances de venda! Afinal, as pessoas gostam de abordagens personalizadas. 

Você sabia que de acordo com o relatório sobre as tendências do Marketing Digital a experiência com o cliente é a grande tendência?

O Lead Tracking é imprescindível para dar uma experiência para o seu cliente/lead. Afinal, para promover uma experiência surpreendente você precisa saber como os clientes estão interagindo com a empresa. 

jornada-do-cliente

Outro fator muito importante é que esse Monitoramento de leads também te mostra sobre o que funciona e o que pode ser melhorado. Seus leads estão clicando e lendo seus e-mails marketing? Uma landing Page está dando muitos cliques e outra não? Eles vêm das redes sociais, das campanhas ou da busca orgânica? Enfim, com todas essas informações você pode dar mais ênfase ao que está dando certo e melhorar o que não está

Resumindo, o Lead Tracking evita que você construa suas estratégias por achismos e suposições e te entrega dados reais para sua empresa percorrer um caminho assertivo e de resultados.

Lead Scoring:

Já sabemos como descobrir de onde os leads estão vindo, em que eles estão clicando e como estão interagindo com a sua empresa. Agora imagine só conseguir entender cada lead manualmente.

Seria caótico e muito difícil, porque são vários leads e muitas variáveis que podemos mapear. Por isso, dentro da automação também existe uma solução dinâmica e interessante para facilitar o trabalho, chamada Lead Scoring. 

Esse sistema pontua os leads de acordo com suas ações. Ou seja, quanto maior a interação do seu lead, mais pontos ele vai ganhando. Os pontos servem para determinar quem está pronto para compra ou não. Sua empresa gastará menos tempo preparando e abordando os leads e a taxa de conversão será maior. 

Porém, para que seu sistema de pontuação seja completo, é legal que você o  divida em dois tipos de dados.

  • Dados demográficos: É o perfil do Lead. Você pode incluir cargo, renda, idade… Enfim, informações que irão determinar se ele se encaixa no seu tipo de Persona ou não. 
  • Dados comportamentais: São os dados colhidos através do Lead Tracking. 

Quando você une os dados demográficos com os dados comportamentais aí sim sua taxa de conversão pode ser maior ainda. Isso porque de nada adianta seu lead interagir com a sua empresa e não ter o perfil para ser um cliente. Lembre sempre disto: empresa que quer atingir todas as pessoas perde tempo e energia. Afinal, toda empresa possui um público específico e um nicho, então invista nele!

pontuacao de lead

Lembra que falamos sobre a importância de personalizar as abordagens? Pois é, o sistema de pontuação é personalizado de acordo com as suas estratégias e o perfil da empresa. Você pode escolher quais os fatores determinantes devem ser pontuados e as atividades que receberão mais pontos.

Abrir um e-mail é tão importante quanto clicar em um link presente nele? A visita ao site vale tanto quanto o tempo que a pessoa passou ali? 

Ah e não tenha medo de ter leads com pontuação negativa. Isso é até bom para a empresa, pois ao fazer uso dessa pontuação você consegue identificar melhor quais são seus leads qualificados e quais não são. Além de ver, claramente, o que pode ser melhorado.

Para usar o Lead Scoring você deve ser realista, porque o objetivo é  encontrar as pessoas que já estão prontas para se tornar clientes, e não simplesmente fazer com que o máximo de pessoas atinja uma pontuação específica.

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