Automação de Marketing Digital: O caminho para a sua empresa se destacar no marketing digital

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Muitas pessoas acham difícil vender pela internet. Elas fazem as seguintes perguntas: Como vou achar quem quer comprar? E se eu estiver divulgando para quem não está interessado no meu produto?  Será que não estou perdendo tempo e falando com as pessoas erradas? São perguntas válidas. Realmente as redes possuem milhares de pessoas e o grande desafio das empresas, juntamente com o marketing digital, é gerar Leads e convertê-los em clientes.

Iremos concordar que, por ser tanta gente, é muito difícil um ser humano administrar, pesquisar, conversar, traçar estratégias, estar o tempo inteiro dando atenção e tentando saber quem é o seu cliente ideal. As empresas que fazem isso perdem dinheiro, já que investem no marketing digital sem saber quem irá atingir e também desperdiçam muito tempo. Por isso, alguns dizem que isso é “total furada”. 

Entretanto, existem caminhos de muito resultados, você só precisa percorrê-los. O mais indicado é a Automação de Marketing, uma forma de automatizar o processo de relacionamento com os seus Leads.

De acordo com a pesquisa TechTrends 2017, tal ferramenta pode conquistar 2 vezes mais contatos,  porque é através dela que você alcança as pessoas certas, na hora certa, com menos custo e de forma personalizada.

Parece muito bom para ser verdade, né? Mas é verdade e é ótimo. Agora iremos te ensinar como funciona, continue a leitura e aprenda mais!!

Automação, porque ela é importante?

Os consumidores passam por algumas fases até chegar no momento para efetuar a compra. Essa jornada é analisada pelo marketing como etapas do funil de vendas e são divididas em 3: 

  • Topo do Funil: é o primeiro contato, aqui a missão é proporcionar ao visitante uma oportunidade de sanar as dúvidas.
  • Meio de Funil: é a hora de nutrir o Lead, demonstrando que pode resolver o problema. Alguns exemplos para isso são os e-mails marketing.
  • Fundo de Funil: É quando o Lead já está decidido. Esse é o momento de você se colocar como autoridade no assunto e estar aberto para negociar com ele.
funil de vendas

Porém, nem sempre os Leads seguem as três etapas de forma linear, eles podem transitar entre elas e é essencial saber em qual fase cada Lead está.

Por exemplo, é  ruim você usar um discurso de fundo de funil com alguém que está no topo.

Pensando nisso, as ferramentas de automação foram criadas. Elas auxiliam na identificação do perfil e do caminho de cada cliente e também permitem que você personalize as mensagens para falar com cada um de maneira correta. Vamos conhecer essas ferramentas?

O que a Automação pode te oferecer 

  • Gerenciar Leads: Você irá ter todos os seus contatos registrados e poderá editar, criar, filtrar, enviar e-mail e ter o histórico inteiro de cada um. 
  • Disparo de e-mail marketing: Enviar e-mails é uma ótima forma de nutrir os seus Leads. Com a automação você faz isso de forma rápida, segmentada e personalizada de acordo com o perfil do seu contato. Ou seja, não é só enviar e pronto, mas poder mandar conteúdos relevantes para cada tipo de contato, pensando nas fases diferentes do Funil. 
  • Jornada do Cliente: Você irá saber quem clicou no seu e-mail, por qual página ele navegou, onde ele se cadastrou e entre outros. Ou seja, ter a visão completa sobre o caminho que aquele Lead está percorrendo e, com isso, relacioná-lo com as etapas do funil. 
automacao
  • Campanhas: Como você poderá identificar o que funciona e o que não funciona e quais conteúdos estão dando resultados, as campanhas terão resultados mais assertivos e personalizados. Além disso, a automação comporta as Landing Pages e inclui os contatos gerados por lá.
  • Personalizar campos e criar formulários: Para gerar leads é preciso capturar informações e, nesse caso, os formulários com campos personalizados são os seus melhores amigos.Com a ajuda da automação você consegue definir quais são os dados essenciais para diferentes momentos da jornada do seu consumidor.
  • Lead Scoring: É como se fosse uma pontuação de cada lead, ou seja, de acordo com o tanto que o seu Lead interage com a sua empresa, ele vai ganhando pontos. Os critérios para pontuar é personalizado para cada empresa, levando em conta os objetivos dela e o que ela considera como relevante. Com isso, você poderá identificar quais leads estão mais qualificados para se tornar clientes. Ou seja, facilita o entendimento sobre em qual etapa do funil os seus Leads estão, aumentando sua probabilidade de venda.
  • Integração com o CRM: A automação tem o objetivo de integrar e não separar. Por isso, o CRM e outras ferramentas podem ser incluídos dentro dela.

A Automação é a saída para quem procura algo personalizado, direto e prático. Se a sua empresa quer ter resultados mensuráveis gastando menos tempo e dinheiro, com certeza esse caminho é o ideal.

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