Anamnese de Marketing: Aprenda como conquistar seus pacientes!

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A Anamnese é uma entrevista médica com a intenção de colher os dados do paciente e traçar o perfil dele.

Essa entrevista é responsável por 85% dos diagnósticos nas clínicas médicas, mostrando que os resultados dos exames clínicos são mais efetivos e assertivos quando são analisados a partir destes dados do paciente. 

Mas qual a relação disso com o Marketing?

Bom, é que essa entrevista não precisa ser apenas aplicada para a resolução dos casos, mas também para personalizar o atendimento. Ou seja, nela você pode descobrir os gostos do paciente e saber como tratá-lo de uma forma única nos próximos atendimentos. 

vantagens

Neste conteúdo, não iremos nos aprofundar nas questões feitas a respeito do histórico de saúde do paciente ou outras relacionadas a exames e etc.

Entretanto, se você quer saber como usar a Anamnese em prol de um atendimento personalizado, continue a leitura!

Quais as vantagens da Anamnese de Marketing?

É fato que existem muitas empresas com um bom atendimento, bons resultados e excelentes profissionais. Isso faz com que os clientes tenham várias opções para pesquisar e escolher… 

O que você precisa é marcar as pessoas e se fixar na memória delas, mas como fazer isso?

A resposta é: personalizar o atendimento.

Busque na memória a respeito de empresas que te marcaram positivamente, com certeza você irá lembrar daquelas que te trataram de forma personalizada! 

Então podemos afirmar que um serviço personalizado vai além de transformar pessoas em pacientes, ele também transforma pacientes em embaixadores da sua marca, o que é importantíssimo. 

Então surge a dúvida “Como personalizar o serviço na área da saúde?”

É aí que a Anamnese de Marketing entra, ela consiste em perguntas pessoais a respeito dos gostos e do perfil de cada paciente com a intenção de conhecê-lo melhor! 

A partir dessas perguntas você pode:

  • Pensar em abordagens personalizadas nas consultas de cada paciente; 
  • Criar um diálogo fazendo com que ele se sinta bem na empresa;
  • Segui-lo nas redes sociais; 
  • Desenvolver assuntos e conteúdos de acordo com o interesse dele;
  • Traçar a persona da sua empresa e se basear nela para criar sua brand persona e a linha de conteúdo das suas redes sociais ; 
  • Enviar mensagens no  aniversário de cada paciente;
  • Fazer campanhas de remarketing;  

E muitas outras opções.

Você pode ser criativo e pensar em opções personalizadas de acordo com as estratégias e ferramentas da sua empresa. 

Por exemplo, suponhamos que você possui uma clínica com televisão no teto. Então você pode perguntar ao cliente quais suas músicas ou programas favoritos e colocá-los toda vez que ele for atendido.

Perceba que são atitudes simples mas muito marcantes! 

Como desenvolver uma Anamnese de Marketing? 

Essa Anamnese será aplicada em forma de entrevista na primeira vez que o paciente for até a clínica. Confira um exemplo de roteiro que contempla tudo que estamos falando:

formulario de Anamnese

Lembrando que você pode personalizar as perguntas de acordo com a sua empresa e o que você quer oferecer.

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