A Automação na Gestão de Leads, E-mail e SMS Marketing

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O Marketing Digital é a chave para alcançar os seus clientes, mas esse conceito é muito amplo. É bem trabalhoso monitorar, medir, deduzir e estudar os seus leads e clientes de forma manual.

Por isso a automação é o melhor caminho para efetivar o marketing digital. Ela possui muitas ferramentas que facilitam e garantem resultados mais assertivos. 

E quais são essas ferramentas? 

Bom, aqui iremos explicar sobre três. Assim você entenderá melhor como cada uma funciona e como elas podem ser boas para a sua empresa. Vamos conferir?

Gestão de Leads

A gestão de leads consegue reunir informações necessárias sobre um lead, desde quando ele estava no início do funil até as interações com os canais da sua empresa. Em outras palavras, é poder ver a jornada deste lead, gerando possibilidades de: 

  • acompanhar rapidamente em que os visitantes do site/canais da empresa estão navegando e clicando. 
  • Ter um bom timing para enviar ofertas e promoções de acordo com o perfil dele. 
  • Segmentar a base de leads, ou seja, direcionar campanhas específicas para as pessoas certas. 
mensurar caminho com automacao

A verdade é que muitos ainda não estão no momento da compra.

Quando você mapeia a jornada do seu lead, é possível definir em qual estágio do funil ele está e como falar com ele.

Além disso, os que não estão prontos ainda ficarão no seu banco de dados e, com isso, você poderá nutri-los para que quando ele chegar no fundo do funil, lembre  do produto/serviço que a sua empresa oferece.

Afinal, o chavão “quem não é visto não é lembrado” é realidade no mundo do Marketing Digital.

E-mail Marketing

Essa nutrição acontece de vários jeitos e todos eles entram na automação. Um deles é o e-mail marketing, ferramenta poderosa para falar com o lead. Isso porque, além de ser direto -já que chegará na caixa de e-mail dele- você sabe com quem está falando e pode personalizar sua mensagem. 

De acordo com o Statista, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo é de 2,9 bilhões.

Ou seja, quem pensa que e-mail marketing não dá resultado é porque não entendeu o seu conceito ainda. 

Acontece assim: seu lead se cadastrou em algum de seus canais e forneceu o e-mail, permitindo que você fale com ele. A partir disso, você usa a automação para identificar em qual canal ele forneceu o e-mail, qual foi sua jornada até ali e traçar a estratégia sobre os tipos de e-mail que serão enviados a ele. Ou seja, é a união  da gestão de Leads com o e-mail marketing. 

e-mail-marketing

A automação também permite que você segmente seu público para que os e-mails sejam personalizados e disparados de acordo com a necessidade de cada um. Afinal, automação não é sinônimo de padronização. 

Os tipos de e-mail são diversos, como os de promoções, convites, confirmação, e nutrição. Esse último é feito com envios de conteúdos para que o potencial cliente se fidelize a sua empresa.

Quer resultados ainda melhores? Então personalize as mensagens com informações como: nome do contato, nome da empresa ou outros dados que deixem o e-mail com uma aparência pessoal. 

SMS Marketing 

Outra forma de nutrir seu Lead é através da automação do sms marketing. A taxa de aceitação desta ferramenta é altíssima!!

Um estudo da Mobile Marketing aponta que 90% das mensagens são abertas nos três primeiros minutos depois do recebimento.

Além disso, o sms é compatível com 100% dos aparelhos de celular. Aqui automação funciona igual a do e-mail. Você vai traçar as estratégias, segmentar os públicos e programar os envios de acordo com a jornada do seu lead. Porém, por possuir um sentimento de urgência e ser mais curto, o bom é que você use de textos pequenos, que chamem a atenção e são esteticamente fáceis de ler no celular. 

A verdade é que ninguém se interessa por textos monótonos, principalmente no celular. Por isso: A personalização é essencial! 

Ah e não esqueça que os SMS devem ter a opção de cancelamento e os termos de condição. O que, além de evitar multas, demonstra compromisso por parte da sua empresa.

sms-marketing

Essas ferramentas nutrem seu lead no momento certo, com os conteúdos certos e de forma personalizada.

Por exemplo: se você possui uma clínica odontológica e deseja falar com clientes que já fizeram algum procedimento, é só enviar e-mail os convidando a ler sobre os pós-operatórios.

Agora, vamos supor que leads estão pesquisando sobre algum tipo de tratamento mas ainda não fecharam a compra, então seria bom enviar conteúdos sobre as vantagens dele.

Assim você estará presente na memória desses leads sem se tornar inconveniente, porque as mensagens estarão dentro da jornada de cada um. Tudo feito através da automação, economizando tempo e dinheiro. 

Existem outras ferramentas que também fazem parte da automação e aprimoram mais ainda o seu relacionamento com os potenciais clientes. Para conhecê-las é só clicar aqui.